Imunidade inata (Primeira linha de defesa)
Inata – Nascemos com ela, é ativada a partir de um antígeno imediatamente e não precisa de apresentação prévia, quer dizer, não é especifica como a imunidade adaptativa.
Imunoreceptores inatos
PRR’s (Receptores de reconhecimento padrão) – Estão presentes na membrana citoplasmática das células da imunidade inata com a finalidade de reconhecer antígenos.
PAMP’s (padrões moleculares associados ao patógeno) – são substâncias microbianas (características de patógenos) que estimulam a imunidade inata. Regiões dos patógenos que são reconhecidos pelas células da imunidade inata através dos PRR’s. Os receptores reconhecem componentes de PAMP ex: componentes, flagelos, ácidos nucleicos, virais
DAMP’s por sua vez, são substâncias endógenas produzidas ou liberadas por células mortas ou danificadas por infecções, por exemplo. Além disso também podem indicar lesões celulares assépticas (sem infecção) provocadas por queimaduras, toxinas químicas, traumas, entre outras. Os DAMP’s são reconhecidos através das PPR’s para a ativação da imunidade inata com a finalidade de remover as celular mortas.
Antígeno : substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo, ou seja, algo que seja estranho ao corpo.
Citocinas: São moléculas que promovem a comunicação para o recrutamento de mais células da imunidade para ajudar no processo infeccioso.
Interleucinas: produzidas por leucócitos e reconhecidas por leucócitos são alguns tipos de proteínas produzidas principalmente por leucócitos (principalmente por linfócitos T, macrófagos e eosinófilos) cada uma com suas funções, sendo que a maioria delas está envolvida na ativação ou supressão do sistema imune e na indução de divisão de outras células.
Quimiocinas – Recrutamento de células para o local da inflamação, funcionam como potentes mediadores ou reguladores da inflamação, pela habilidade de recrutar e ativar subpopulações específicas de leucócitos
Interferon Gama: O Interferon é uma proteína produzida pelas leucócitos e fibroblastos para interferir na replicação de fungos, vírus, bactérias e células de tumores e estimular a atividade de defesa de outras células
Barreira epitelial A superfície da pele forma a barreira física entre os microorganismos no meio ambiente externo e o tecido do hospedeiro
Barreira microbiológica – Composta pela microbiota (alteram a composição das bactérias) normal que compete com agentes infecciosos por sítios de adesão e nutrientes, dificultando o estabelecimento dos mesmos e o desenvolvimento de infecções.
APC – células apresentadoras de antígenos
Tosse e espirros – São desencadeados pela presença de substancias estranhas no organismo, Após a irritação causada no trato respiratório liberado pelo hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios também chamado de "liberador de hormônios"
Febre – Elevação da temperatura corporal diminui a infecção bacteriana
Células natural Killer – Auxiliam macrófagos a destruir antígenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!