Translate

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Alteração do leite





A adulteração ou fraude do leite de vaca pode ser feita no processo de:

Produção; Transporte; Industrialização; Comércio.


O que é fraude neste caso? Segundo a legislação brasileira, fraude é a adição ou a subtração de qualquer componente do leite. 

Apenas não será fraude a remoção da gordura em leites tipo C e magros.


O que é pasteurização? É o processo de remoção ou eliminação de micro-organismos (bactérias) por aquecimento (de 62 a 65 graus de forma lenta e 72 a 75 graus de forma rápida) e resfriamento. 


UHT - ultra hight temperature  Tem como objeto a preservação, o liquido é aquecido entre 130°C e 150°C por um período de 2 e 4 segundos e, em seguida, resfriado a temperatura ambiente.  


Componentes que podem ser ilegalmente adicionados:

Agua, sal, açúcar, farinha, ureia, soro, citrato, conservantes, neutralizantes.  


Componentes que podem ser legalmente removidos: 

Gordura e só é permitido em situações especiais DESNATE Consiste na separação de moléculas de gordura para sua extração, trabalho feito por uma desnatadeira, uma espécie de centrifuga.

Desnate industrial é permitido na produção de leite.



Objetivo das fraudes - lucro

Como obter lucro? 

- Aumentando volume (adicionando componentes)

- Mascarar a acidez 

- Adicionar conservantes (aumentam o prazo de validade)


Os parâmetros utilizados para determinação de fraude são: 

Análise físico química da acidez, densidade, índice crioscópico, percentual de gordura e 

sólidos não solúveis.

O Ph do leite varia entre 6.6 e 6.8, considerado levemente ácido. Este Ph se deve a presenta natural de componentes como caseína, albumina, fosfatos, citrato e gás carbonizo dissolvido (CO2) que tem efeito tamponante. "O efeito tampão, como o próprio nome indica, consiste no efeito produzido por um tampão. Um tampão é uma mistura de compostos químicos capaz de manter um determinado valor de pH.
Os tampões mais comuns consistem em misturas de um ácido orgânico fraco e de um dos seus sais ou de uma mistura de sais do ácido fosfórico.
A adição de um ácido ou de uma base provoca o deslocamento do equilíbrio químico, mantendo-se assim um valor de pH constante"
Fonte
(https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$efeito-tampao#:~:text=O%20efeito%20tamp%C3%A3o%2C%20como%20o,de%20sais%20do%20%C3%A1cido%20fosf%C3%B3rico.) 


Neutralizantes - são substâncias que tem como objetivo ALTERAR O PH, mascarar a acidez causada pela presença de bactérias que degradam a lactose gerando ácido lático, levando a coagulação do leite.


Reconstituintes - são substâncias que tem como objetivo o aumento do VOLUME e densidade.


Conservantes - são substâncias que têm como objetivo AUMENTAR O PRAZO de validade e MASCARAR a presença de micro-organismos. 


Substâncias que podem ser adicionadas (de forma ilegal) ao leite:

EX: Água (reconstituinte), Formol (neutralizante), Ureia (urina de gado reconstituinte, é líquida e densa, o que torna difícil a detecção).

Nota! "Para produzir leite, as vacas são mantidas permanentemente prenhas, em um ciclo que só termina quando, totalmente esgotadas, são vendidas para abate como carne de segunda. Na maioria das fazendas de exploração, a inseminação se dá artificialmente. O estresse a que as vacas são submetidas nesse processo industrial em que são exploradas como máquinas é algo inimaginável."
Fonte
(
http://vegnutri.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-leite-que-consome/#google_vignette)