A adulteração ou fraude do leite de vaca pode ser feita no processo de:
Produção; Transporte; Industrialização; Comércio.
O que é fraude neste caso? Segundo a legislação brasileira, fraude é a adição ou a subtração de qualquer componente do leite.
Apenas não será fraude a remoção da gordura em leites tipo C e magros.
O que é pasteurização? É o processo de remoção ou eliminação de micro-organismos (bactérias) por aquecimento (de 62 a 65 graus de forma lenta e 72 a 75 graus de forma rápida) e resfriamento.
UHT - ultra hight temperature Tem como objeto a preservação, o liquido é aquecido entre 130°C e 150°C por um período de 2 e 4 segundos e, em seguida, resfriado a temperatura ambiente.
Componentes que podem ser ilegalmente adicionados:
Agua, sal, açúcar, farinha, ureia, soro, citrato, conservantes, neutralizantes.
Componentes que podem ser legalmente removidos:
Gordura e só é permitido em situações especiais DESNATE Consiste na separação de moléculas de gordura para sua extração, trabalho feito por uma desnatadeira, uma espécie de centrifuga.
Desnate industrial é permitido na produção de leite.
Objetivo das fraudes - lucro
Como obter lucro?
- Aumentando volume (adicionando componentes)
- Mascarar a acidez
- Adicionar conservantes (aumentam o prazo de validade)
Os parâmetros utilizados para determinação de fraude são:
Análise físico química da acidez, densidade, índice crioscópico, percentual de gordura e
sólidos não solúveis.
O Ph do leite varia entre 6.6 e 6.8, considerado levemente ácido. Este Ph se deve a presenta natural de componentes como caseína, albumina, fosfatos, citrato e gás carbonizo dissolvido (CO2) que tem efeito tamponante.
"O efeito tampão, como o próprio nome indica, consiste no efeito produzido por um tampão. Um tampão é uma mistura de compostos químicos capaz de manter um determinado valor de pH.
Os tampões mais comuns consistem em misturas de um ácido orgânico fraco e de um dos seus sais ou de uma mistura de sais do ácido fosfórico.
A adição de um ácido ou de uma base provoca o deslocamento do equilíbrio químico, mantendo-se assim um valor de pH constante"
Fonte
(https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$efeito-tampao#:~:text=O%20efeito%20tamp%C3%A3o%2C%20como%20o,de%20sais%20do%20%C3%A1cido%20fosf%C3%B3rico.)
Neutralizantes - são substâncias que tem como objetivo ALTERAR O PH, mascarar a acidez causada pela presença de bactérias que degradam a lactose gerando ácido lático, levando a coagulação do leite.
Reconstituintes - são substâncias que tem como objetivo o aumento do VOLUME e densidade.
Conservantes - são substâncias que têm como objetivo AUMENTAR O PRAZO de validade e MASCARAR a presença de micro-organismos.
Substâncias que podem ser adicionadas (de forma ilegal) ao leite:
EX: Água (reconstituinte), Formol (neutralizante), Ureia (urina de gado reconstituinte, é líquida e densa, o que torna difícil a detecção).
Fonte
(http://vegnutri.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-leite-que-consome/#google_vignette)